Info Advisers Associates - IAA

Rio de Janeiro,

Rede de Designers de Conteúdo:

 Inteligência Coletiva: Integração de pensamentos multidisciplinares

... "turbine" a Arquitetura Cognitiva Corporativa.

Arquitetura Cognitiva Corporativa:

Alinhamento das Melhores práticas de raciocínio

     O principal requisito para o exercício de um Modelo Cognitivo com excelência é a capacidade que a Empresa precisa desenvolver para funcionar como uma extensão da Arquitetura Cognitiva Humana (biológica). Essa capacidade pode ser "medida" através de processos de Gestão de Conhecimento e pelo acervo de Ativos de Conhecimento usualmente distribuídos em várias categorias.

        Algumas categorias de Ativos de Conhecimento são comuns no contexto cognitivo de várias empresas independente de seus Modelos de Negócios. Isto sugere um esforço redundante por parte do mercado as vezes até criando possíveis conflitos semânticos, gerando um certo "desconforto" entre os usuários do conteúdo.

        Outro aspecto interessante é que uma mesma categoria de Ativos de Conhecimento poderia ser diferente em termos de qualidade e quantidade de elementos, o que promoveria um desalinhamento cognitivo no mercado com impacto direto na produção das Decisões Corporativas realizadas.

        Por exemplo, tomemos a categoria "Dicionário". O propósito desta categoria é servir de referência para uma determinada "linguagem corporativa". Vejamos o "Dicionário de Competências". Este dicionário é a referência para todos os processos de Gestão de Pessoas: Atração, Recrutamento, Seleção, Contratação, Produção, Avaliação, Desenvolvimento. Certificação e Desligamento. Todos esses processos trabalham somente com as competências dicionarizadas, portanto garantem um padrão semântico que torna a linguagem de Gestão de Pessoas íntegra e confiável.

        No contexto de cada empresa não é uma tarefa difícil desenvolver um bom Dicionário de Competências, mas em um contexto mais amplo, setorial talvez, poderemos encontrar diferenças entre os Dicionários de Competências utilizados. A competência "Tomada de Decisão" poderia existir em alguns, entre esses poderia estar com a "modelagem" (especificação das práticas de trabalho ou qualificações) diferente, e assim por diante.

        Em termos de mercado, quando alguém declarasse possuir a competência "Tomada de Decisão", infelizmente não teríamos certeza sobre as qualificações associadas. Isso geraria incerteza e falta de credibilidade na prática de Gestão de Pessoas por Competência.

        Como vamos resolver isso? Inicialmente, vamos relacionar alguns problemas já conhecidos:

 

        a)  A Gestão de Pessoas por Competências só funciona no contexto de cada Empresa

        b)  A lista de competências é diferente em cada dicionário

        c)  A lista de competências pode não estar completa

        d)  A lista de competências precisa ser atualizada continuamente

        e)  A lista de competências precisa ser a mesma para todo o mercado

        d)  A modelagem da competência é diferente em cada dicionário

        e) Não existe uma modelagem (conjunto de qualificações)  homologada como melhor prática

        f)  Não existe um padrão para representação das qualificações da competência

        g) Os profissionais candidatos não têm como traduzir seus curriculum vitae em competências

 

        Bem, certamente não esgotamos todos os problemas pertinentes à um Dicionário de Competências. Na prática, esses problemas se repetem para qualquer tipo de dicionário ou até mesmo em outras categorias de Ativos de Conhecimento.

        A Info Advisers Associates consciente de que esse cenário promove diversas dificuldades no exercício do Modelo Cognitivo, adotou a seguinte solução para todas as categorias de ativos de conhecimento demandadas pela Arquitetura Cognitiva Corporativa:

        a) Padrão

            Elaboração de um Ativo de Conhecimento Padrão em termos de modelagem, representação de qualificações e lista de elementos.

        b) Conteúdo

            O conteúdo do Ativo de Conhecimento será desenvolvido a partir de uma REDE GLOBAL DE DESIGNERS DE CONTEÚDO baseado no modelo de "Crowdsourcing"  devidamente remunerada por propriedade intelectual.

        c) Homologação

            Cada versão do Ativo de Conhecimento deverá ser homologada por uma comissão de usuários e autoridades competentes.

         d) Atualização

             Todos os Ativos de Conhecimento deverão ser atualizados conforme a dinâmica de sua natureza.

        e) Distribuição

             Os Ativos de Conhecimento poderão ser obtidos por todos os assinantes no site da IAA.

        f)  Escopo de Ativos de Conhecimento

              Inicialmente, estarão incluídas nesta solução as seguintes categorias de Ativos de Conhecimento:

             1) Dicionários Corporativos

                 Exemplos: Fatores Ambientais, Conveniências de Consumo, Serviços Internos (processos), Competências, Práticas de Trabalho, Conhecimentos, Inteligência, Relações de Consumo, Estratégias de Negócios, Perigos, Riscos, Respostas aos Riscos, Decisões Corporativas, Indicadores de Desempenho, Modelos de Maturidade, etc.

              2) Modelos Mentais

                 Exemplos: Metabolismo Estratégico, Análise Estratégica, Planejamento de Cenários, Design de Propostas de Valor, Design da Cadeia de Valor, Design de Experiências, Design de Estruturas Organizacionais, Formulação de Estratégias, Gestão de Riscos, Tomada de Decisões, Resolução de Problemas, Modelos de Maturidade, etc.

              3) Redes Neurais Corporativas

                 Exemplos: Processos Corporativos Universais.

               4) Mídia digital

                 Exemplos: Artigos, Pesquisas, Notícias

 

Conclusão

         O sucesso da implantação do Modelo de Empresas Cognitivas depende diretamente da capacidade da Arquitetura Cognitiva Corporativa funcionar como uma extensão da Arquitetura Cognitiva Humana (biológica). Isso só será possível por meio da gestão efetiva do acervo de ativos de conhecimento da empresa.

         É muito complexo e oneroso construir "Dicionários" a partir do zero. Usualmente, a lista de elementos é muito grande e demandaria competências multidisciplinares não disponíveis na Empresa. Além de tudo, não teríamos como garantir que estivesse alinhado com o Mercado.

         A REDE GLOBAL DE DESIGNERS DE CONTEÚDO é fator crítico de sucesso no desenvolvimento de Ativos de Conhecimento de alto valor agregado. A homologação dos Ativos de Conhecimento promove a confiabilidade no Modelo de Empresa Cognitiva por parte do mercado.

 

Recomendação

         O "CROWDSOURCING" é a melhor solução para um desenvolvimento rápido e efetivo de Ativos de Conhecimento para a Arquitetura Cognitiva Corporativa. Ele promove uma visão multidisciplinar e completa da lista de elementos dos ativos  o que resulta em uma maior eficiência na Gestão Total do Negócio, especificamente na Gestão do Design do Negócio.

         Todos os Ativos de Conhecimento desenvolvidos por essa solução usualmente são passíveis de compartilhamento por vários  Modelos de Negócios. No entanto, a Empresa precisa complementar a lista de elementos com itens que só dizem respeito  ao seu próprio negócio ou que sejam considerados estratégicos.

 

Estudos complementares

 

Dicionários Corporativos

 

Dicionário de Inteligência

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