Info Advisers Associates - IAA

Rio de Janeiro,

A Lucratividade é simplesmente um efeito ...

 "O caminho para a Lucratividade não é uma linha reta: é preciso explorar o melhor dos ventos"

... provocado por 5 perspectivas intangíveis essenciais.

O caminho da Lucratividade

        A missão de qualquer empresa ou instituição pública ou privada é oferecer produtos, serviços e facilidades que promovam o bem estar das pessoas. Para as empresas privadas com fins lucrativos existe também a missão de gerar valor para os acionistas. Esse valor pode ter várias formas e uma delas é o “Lucro do Negócio”.

 

      A Lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual e que indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. Para calcular a Lucratividade precisamos calcular o Lucro Líquido (deduzido das despesas e impostos) e da Receita Total da Empresa.

 

      Isso significa que precisamos saber como obter o máximo de receitas e o mínimo de despesas para obter a maior Lucratividade possível. Podemos fazer isso analisando algumas categorias de produção de 5 perspectivas distintas. Se o desempenho de qualquer uma dessas perspectivas for ruim, certamente vai criar um impacto negativo na Lucratividade. As 5 perspectivas são:

 

      a) Design

 

          A perspectiva de "Design" é responsável pela "modelagem" ou "Design" de cada elemento do Plano de Negócios. O Modelo Mental e Fluxo de Interação de seus componentes representam a base para a criação das três naturezas de Redes Neurais: Humana, Corporativa e Artificial. Sem o Design dos elementos não temos como entender os dados transacionais gerados pelas operações da Empresa.

 

      b) Atratividade

 

           A perspectiva de "Atratividade" diz respeito a qualificação e quantificação das Oportunidades de Negócios identificadas a partir das pesquisas e observações das Experiências de Vida dos Consumidores.

 

           Os principais categorias de Fatores de Produção que devem ser medidas a fim de avaliar a Atratividade de um setor podem ser consultadas na página sobre "Atratividade".

 

      c) Competitividade

 

           A perspectiva de "Competitividade" diz respeito a análise da capacidade de Atendimento (ambiente externo) e Entrega (ambiente interno) da Empresa e da concorrência que atua no ambiente de negócios visando identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que forjarão a Postura Estratégica da Empresa diante das Oportunidades de Negócio identificadas.

 

           Os principais categorias de Fatores de Produção que devem ser medidas a fim de avaliar a Competitividade de uma empresa podem ser consultadas na página sobre "Competitividade".

 

         d) Produtividade

 

           A perspectiva de "Produtividade" diz respeito  a como utilizar os recursos operacionais da Empresa da maneira mais efetiva possível durante a execução dos processos produtivos da Cadeia de Valor  considerando os níveis de serviço solicitados pelos Clientes. A busca por maior Produtividade faz com que haja maior economia de tempo, custo e esforço no exercício das atividades operacionais.

 

           Os principais categorias de Fatores de Produção que devem ser medidas a fim de avaliar a Produtividade de uma empresa podem ser consultadas na página sobre "Produtividade".

 

         e) Governança

 

           A perspectiva de "Governança" diz respeito a Gestão Total do Negócio (Design + Operações) e visa manter os Objetivos Estratégicos, Táticos e Operacionais alinhados ao Ambiente de Negócios e ao Plano de Negócios da Empresa, identificando não conformidades, analisando riscos, estabelecendo Controles Internos, controlando o uso do orçamento, tomando decisões corporativas rápidas e efetivas com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada pela Presidência, Diretoria, Conselho e demais Gestores, sempre acompanhando o alinhamento do comportamento das Partes Interessadas com o código de ética.

 

           Os principais categorias de Fatores de Produção que devem ser medidas a fim de avaliar a Governança de uma empresa podem ser consultadas na página sobre "Governança".

 

        Conclusão

 

      Acreditamos que a gestão contínua das categorias de Fatores de Produção de cada perspectiva citada acima vai garantir que todos os esforços envidados irão convergir para a Lucratividade desejada.

 

Info Advisers Associates

Avenida das Américas nº 2480  gr 211 bl 2 Victory Lead Américas CEP: 22631-004

 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil

e-mail: iadv@infoadvisers.com.br    Telefone:  21 3556-8668  Celular: 21 99769-1226

 

Termos de Uso

Políticas de Privacidade

Copyright © 2016 - LIVRE Business Design