Info Advisers Associates - IAA

Rio de Janeiro,

Dinâmica de Jogos Corporativos

 Investir bilhões de horas em jogos é bom ou é ruim? Quanto do seu tempo é dedicado aos jogos?

... você pode estar participando de vários,mesmo sem saber.

Gamificação

     "Gamificação" é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. (Wikipedia).

         A cada dia que passa, estamos cada vez mais distantes da realidade. Estamos cansados de experiências ruins, nossas ou dos outros. Parece que o mundo está diminuindo. Nosso instinto natural é de não estressar nosso cérebro com coisas negativas a fim de não colocar nosso "corpo" em perigo imediato, pois é ele quem vai "pagar o pato'.

         Que fazemos? Jogamos. Procuramos realidades alternativas que possam nos fazer mais felizes, mais valorizados, que nos ofereçam recompensas, que estimulem nosso potencial, que explorem nossos sentimentos, emoções e que proporcionem experiências memoráveis, dignas de serem compartilhadas. Qual o nome disso? Jogo.

         Estatísticas mostram que gastamos bilhões de horas em jogos digitais ou analógicos em busca de "felicidade" que não encontramos na vida real.  Bastam 2 minutos para nós apresentarmos sintomas de "abstinência digital".  A verdade é que gostamos de nos divertir, competir, ganhar, celebrar, zoar, enfim, procuramos estar felizes! Por este motivo escapamos da realidade atual na primeira oportunidade, ninguém gosta de sofrer.

         Não podemos negar que o índice de conectividade entre as pessoas é assustadoramente alto, a ponto de elas reduzirem drasticamente seus diálogos presenciais em detrimento de diálogos virtuais, as vezes  estando a menos de 2 metros de distância umas das outras.

         A questão é como lidar com essa "desmotivação" generalizada com o comportamento do mundo a fim de que os Colaboradores se sintam inspirados e engajados em trabalhar e os Clientes em comprar e consumir? Resposta: Fazendo do ambiente de trabalho e de Consumo um ambiente de aventura e diversão, desenvolvendo experiências lúdicas e prazerosas.

         Precisamos pensar em como as coisas poderiam ser (como um Designer pensaria), repensando a Gestão Empresarial tendo o Design de Jogos como referência, encarando a realidade com esperança e otimismo.

         Todos os jogos possuem as seguintes características:

        a) Meta

        b) Regras

        c) Feedback constante

        d) Participação voluntária

        e) Desafios

        f)  Recompensas

        g) Punições

        h) Competição

        i)  Vitórias e derrotas

        j)  Estratégias

        l)  Dicas

      m)  Experiência

 

        O próximo passo é aplicar os conceitos da mecânica  e dinâmica dos jogos no contexto dos processos empresariais, testar o "jogo" e avaliar os resultados. Veremos que a capacidade de mobilização é extraordinária, com níveis de engajamento das partes interessadas sem precedentes. Mas o mais importante, é que não vamos fugir da nossa verdadeira realidade. Estaremos felizes realmente. Isso cria vínculos e compromisso e fortalece os relacionamentos.

        A seguir colocamos alguns exemplos de contextos e processos que podem se transformar em jogos corporativos altamente interessantes:

        a) Design de Modelos de Negócios

        b) Design de Experiências de Consumo

        c) Tomada de Decisões

        d) Resolução de Problemas

        e) Formulação de Estratégias

        f)  Avaliação de desempenho

        g) Análise de Atratividade Setorial

        h) Planejamento de Cenários

        i)  Metabolismo Estratégico

        j)  Análise de Riscos Corporativos

       k)  Prontidão Competitiva  

 

Conclusão

         Atualmente, se a Empresa realmente quiser permanecer no Mercado será preciso manter seus Colaboradores e Clientes motivados e felizes. Isso só será possível com a criação de um ambiente de trabalho que promova a diversão, valorize e demande a capacidade dos Colaboradores, que desafie os limites estabelecidos, que reconheça os talentos e que seja interessante o suficiente para manter os Colaboradores focados em seus objetivos. Bem vindo ao melhor lugar para trabalhar.

          Em outras palavras, o caminho para o sucesso do negócio está na oferta de experiências memoráveis para todas as Partes Interessadas.

 

Recomendação

         Se quiser desenvolver um ambiente de trabalho com jogos corporativos comece com um projeto piloto, mobilizando um grupo restrito de pessoas. Identifique forças e fraquezas no Design do Jogo. Após alguns ciclos de refinamento divulgue os resultados. Desenvolva novos projetos usando o piloto como referência.

 

Info Advisers Associates

Avenida das Américas nº 2480  gr 211 bl 2 Victory Lead Américas CEP: 22631-004

 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil

e-mail: iadv@infoadvisers.com.br    Telefone:  21 3556-8668  Celular: 21 99769-1226

 

Termos de Uso

Políticas de Privacidade

Copyright © 2016 - LIVRE Business Design