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Rio de Janeiro,

Alinhamento do Design de alguns elementos...

 Teoria das restrições: "A produtividade da Cadeia de Valor é igual a produtividade do seu maior gargalo"

... com base na Gestão dos Fatores de Produção.

Produtividade do Negócio

     Enquanto o "Centro de Gravidade" da Competitividade é representado pela Proposta de Valor e  Experiência de Consumo, na Produtividade é representado pela Cadeia de Valor e Estrutura Organizacional.

         O Design da Cadeia de Valor é elaborado a partir do Design das Conveniências de Consumo (especificação dos Serviços Internos) que constituem a Proposta de Valor.

         Cada produto, serviço ou facilidade oferecido pela Proposta de Valor possui um Macroprocesso na Cadeia de Valor. Cada Macroprocesso possui dois ou mais Serviços Internos integrados com base em Acordos de Níveis de Serviço e celebrados por Unidades Organizacionais provedoras de serviços, clientes ou fornecedoras.

          A Unidade Organizacional representa um grupo de Serviços Internos da Cadeia de Valor com afinidade contextual e funcional. Cada Unidade Organizacional provedora precisa celebrar Acordos de Níveis de Serviço com clientes e fornecedores, internos e externos visando desenvolver as condições necessárias para atender as demandas conforme contratado.

          O Design da Estrutura Organizacional é um exercício de organização dos fluxos operacionais de produção, informações, serviços, compliance, autoridade e responsabilidades inerentes as Unidades Organizacionais formatadas com base na Cadeia de Valor e deverá sempre obedecer esse alinhamento. A Cadeia de Valor é uma Matriz de Unidades Organizacionais x Serviços Internos, atravessada pelos Macroprocessos de produção.

          A Produtividade do Negócio pode ser medida a partir do alinhamento entre os Designs da Proposta de Valor, Cadeia de Valor, Experiência de Consumo e Estrutura Organizacional e pelos fatores de produção pertinentes cujos principais abordaremos abaixo:

 

   a) Processos de Produção

          Cada Serviço Interno da Cadeia de Valor possui um processo de produção com níveis de serviço pré-definidos e acordados com os Clientes e Fornecedores afins (externos ou internos).

          Todos os esforços de melhoria de desempenho ou produtividade devem convergir para a otimização dos níveis de serviço praticados pelo processo.

 

     b) Competências

        Para que um processo possa ser executado com a maior efetividade possível, é necessário que a mão de obra tenha o know how ou a capacidade intelectual exigida para produzir o Serviço Interno nos níveis de serviço acordados.

        Portanto, qualquer Colaborador que vá executar um Serviço Interno precisa estar qualificado para atender no mínimo os níveis de serviço padrão estabelecidos. A Produtividade poderá ser medida pelo desempenho do Colaborador na execução do serviço.

 

     c) Sistemas de Informação

         Os Sistemas de Informação tem por finalidade aumentar a produtividade do processo de produção por meio da automação das suas atividades, usualmente reduzindo ou até erradicando a intervenção de Colaboradores, minimizando erros e aumentado a velocidade de processamento das atividades.

 

     d) Tecnologias

        As tecnologias também são importantes propulsores da efetividade das atividades, eliminando etapas    de intervenção humana ou aumentando a eficiência na execução da atividade. Usualmente, o uso de tecnologias causam um impacto positivo dramático na produtividade das atividades.

 

   e) Padrões e Procedimentos

       A implantação de padrões e procedimentos de execução das atividades promove a convergência de iniciativas de melhoria para uma única referência. Essa prática ajuda aos Colaboradores aprenderem e memorizar as práticas de trabalho mais rapidamente.

 

      f) Ativos de Conhecimento

      A criação de um acervo de Ativos de Conhecimento que possa ser compartilhado, acessado e  reutilizado por todos os Colaboradores pode trazer grande economia de tempo, custo e esforço na execução da atividade. A criação de Modelos Mentais e de um fluxograma de processos caracteriza o design de uma Rede Neural Corporativa que além de facilitar o aprendizado por meio da criação de uma Rede Neural Humana pode servir de modelo para a Rede Neural Artificial.

 

    g) Estrutura Organizacional

       Quando o Design da Estrutura Organizacional é elaborado a partir do Design da Cadeia de Valor, os fluxos de serviços internos, recursos, informações, interfaces, competências e autoridade ficam bastante alinhados, sem "áreas cinzentas"  que causam confusões operacionais.

 

Conclusão

         A Produtividade do Negócio é uma consequência do desempenho da Cadeia de Valor e do alinhamento da mesma com a Estrutura Organizacional estabelecida.

         A gestão efetiva dos grupos de fatores de produção abordados acima é a garantia de que o Design, a Atratividade, a Competitividade e a Produtividade representam perspectivas de gestão propulsoras de Lucratividade do negócio.

        Se a Empresa "falhar" na gestão de qualquer uma dessas perspectivas, poderá ter resultados inesperados ao final do exercício.

 

Recomendação

         Promova o alinhamento do Design da Proposta de Valor, Cadeia de Valor, Experiência de Consumo e Estrutura Organizacional. Tal prática vai facilitar a rastreabilidade na Resolução de Problemas e promover a qualidade na Tomada de Decisões.

         Pratique uma gestão dos Fatores de Produção austera. O desperdício de recursos operacionais por causa de retrabalho ainda é muito grande com impactos diretos na Lucratividade do Negócio.

 

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