Info Advisers Associates - IAA

Rio de Janeiro,

Prospectando setores atrativos...

 Lidere a sua Empresa rumo ao sucesso: Procure o Oceano Azul.

... identificando "Oportunidades de Melhoria" da qualidade de vida dos Consumidores a partir da observação das suas Experiências de vida.

Atratividade do Negócio

     A "Atratividade do Negócio" é uma das perspectivas da Lucratividade que orientam os gestores na busca de Oceanos Azuis (Mar de oportunidades de negócios) e em decisões radicais como por exemplo, entrar ou sair de um negócio. Essa perspectiva contempla várias categorias de fatores de produção críticas para o sucesso do negócio:

 

  a) Ecossistema de Experiências de Vida

        A Atratividade no contexto dessa categoria pode ser medida, quantificada e qualificada a partir de "dificuldades" ou "oportunidades de melhoria" identificadas nas observações ou pesquisas etnográficas realizadas no escopo de uma "Experiência de Vida" (Educação, Saúde, Moradia, Segurança, Mobilidade, Laboral, etc).

       Tais dificuldades podem estar no formato de "Requisitos de Consumo", "Novos conceitos" e "Tendências de Consumo" e são percebidas como Oportunidades de Negócios pelas Empresas cuja missão está inserida no escopo.

 

     b) Segmentos de Mercado

        Um segmento de mercado se caracteriza por ser um grupo consumidores que possui os mesmos critérios que usualmente definem um padrão de identidade ou comportamento de consumo.

        A Atratividade pode ser medida pelo número de consumidores no segmento e pela afinidade da Proposta de Valor (produtos, serviços e facilidades) da Empresa com o perfil de consumo do grupo.

 

   c) Concorrência

       Nessa categoria, a Atratividade pode ser medida pelo "Poder de barganha dos Consumidores ou Clientes", "Poder de barganha dos Fornecedores", "Oferta de Produtos substitutos", "pelos novos Fornecedores entrantes" e finalmente pelo volume e rivalidade de concorrentes diretos (mesma conveniência) ou indiretos (disputam o mesmo orçamento).

 

     d) Impostos e incentivos

       Nesta categoria, a Atratividade pode ser medida com base nos incentivos e isenções oferecidos por Governos Federais, Estaduais ou Municipais que tenham interesses políticos, econômicos e sociais na instalação da Empresa em sua jurisdição.

 

    e) Análise Estratégica (swot)

       A categoria "Análise Estratégica (swot)" sugere que a medição da Atratividade seja realizada no nível de cada "Oportunidade de Negócio", com base nas suas capacidades de oferta a fim de atender as demandas (ambiente externo) e de produzir e entregar o que oferece (ambiente interno).

       Uma vez realizada a análise, a Empresa pode determinar a sua "Postura Estratégica" diante da combinação da classificação das tendências (oportunidades ve ameaças) e Fatores de produção (forças e fraquezas) envolvidos: Desenvolvimento (Oportunidades e Forças), Crescimento (Oportunidades e fraquezas), Manutenção (Ameaças e Forças) e Sobrevivência (Ameaças e fraquezas).

 

     f) Franquia dos Consumidores

       Outra perspectiva bastante importante na medição da Atratividade é a Franquia (permissividade para relacionamentos) dos Consumidores. Dependendo do cenário do ambiente de negócios, a Empresa pode medir sua capacidade de ATRAIR, CAPTAR, RETER, FIDELIZAR, DESENVOLVER, LUCRAR, DOUTRINAR e DESLIGAR Consumidores e Clientes a partir da Gestão de Relacionamentos.

 

    g) Infra estrutura setorial

       A Atratividade pode ser medida nesta categoria pela disponibilidade dos fatores de produção essenciais a fabricação de produtos, serviços e facilidades oferecidos e produzidos pela Empresa tais como: Mão de Obra qualificada, Matéria prima, Máquinas e equipamentos, Know How e Tecnologia da Informação.

 

Conclusão

         A Atratividade é um "termômetro" que dever ser utilizado para medir a "temperatura" do ambiente de negócios continuamente, conforme a dinâmica do setor.

        A Empresa não precisa envidar esforços de medição em todas as categorias de fatores de produção. Ela deve procurar trabalhar com aquelas que mais se identificam com o seu Modelo de Negócios.

        A medição da Atratividade nas categorias de fatores de produção mais relevantes para o negócio vai orientar aos Gestores com muita precisão na Decisão Corporativa Estratégica de qual Postura Estratégica deve ser adotada.

        Lembre-se: este tipo de decisão precisa ser revista todo dia em função da mudança de cenários no ambiente de negócios.

 

Recomendação

         Não hesite em obedecer a Postura Estratégica obtida a partir de dados, fatos e processos analíticos. A "intuição" nem sempre é uma boa opção e pode iludir a Empresa com falsas realidades.

 

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